APRESENTAÇÃO

Este blog tem o objetivo de divulgar todas as ações desenvolvidas por mim como representante discente no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRGS - CEPE... Aqui, pretendo apresentar meus projetos e informar sobre as discussões em andamento no Conselho, garantindo a transparência do meu mandato, bem como publicar assuntos pertinentes, relacionados à Universidade.




quarta-feira, 16 de abril de 2008

RELATÓRIO sobre a reunião do CEPE, de 16/04/2008:

A reunião foi presidida pelo vice-reitor Pedro Fonseca, tendo em vista que o reitor Henemann encontra-se em Brasília.

Apenas 3 dos 5 prepresentantes discentes compareceram: Eu, o colega André Glock (ambos do MEL) e Fernando Carlucci (do DCE). Porém este último ficou durante pouco tempo, não tendo votado nenhuma pauta.

Primeiramente foi dado posse aos 3 representantes discentes presentes como conselheiros, tendo sido eu o orador que leu os compromissos de posse.

Logo em seguida, realizou-se a escolha do representante discente para a Comissão de Legislação.
Foi escolhido o estudante Fernando Carlucci, do DCE, que foi embora pouco tempo depois.

Após, foi decidido que a pauta 09 (Parecer n°11/2008), referente ao "Recurso com vista à nulidade do Concurso Público para Professor Adjunto, na Área de Paleontologia, Subárea: Microfósseis Calcários e Invertebrados Fósseis, do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia, do Instituto de Geociências" seria a primeira pauta a ser discutida.
Após muita discussão, a professora Jocélia Grazia pediu vista do processo e fará um relatório para que o assunto seja discutido e votado na próxima reunião do CEPE.

Em seguida, iniciamos a pauta 01 (Parecer n°09/2008), referente à "Proposta de modificação da Resolução no 13/2007 do CEPE que trata das Normas Complementares ao Processo Seletivo de Ingresso Extravestibular na UFRGS".

Após muita discussão e diversas propostas alternativas apresentadas por vários conselheiros, o relatório foi votado e rejeitado com diferença de apenas 1 voto.
Então, ficou decidido que o processo voltará à Comissão de Diretrizes de Ensino, Pesquisa e Extensão para a elaboração de uma nova proposta, que será apresentada na próxima reunião do CEPE, a ser realizada extraordinariamente no dia 07/05.

Em seguida, foram discutidas as pautas 02 (Parecer n° 08/2008), 03 (Parecer n° 12/2008), 04 (Parecer n° 13/2008) e 05 (Parecer n° 14/2008), que foram todas aprovadas por unanimidade.
Assim, ficou aprovado a criação dos seguintes cursos:
- Programa Especial de Graduação de Licenciatura em Artes, modalidade à Distância;
- Programa Especial de Graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas, modalidade à Distância;
- Programa Especial de Graduação de Licenciatura em Inglês, modalidade à Distância;
- Programa Especial de Graduação de Licenciatura em Matemática, modalidade à Distância.

Dado o adiantado da hora, ficou decidido que as demais pautas serão discutidas e votadas na próxima reunião do CEPE, a ser realizada extraordinariamente no dia 07/05/2008.

A reunião de hoje terminou em torno das 18h.

É o relato,

Anderson Gonçalves
Representante Discente no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRGS - CEPE