APRESENTAÇÃO

Este blog tem o objetivo de divulgar todas as ações desenvolvidas por mim como representante discente no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRGS - CEPE... Aqui, pretendo apresentar meus projetos e informar sobre as discussões em andamento no Conselho, garantindo a transparência do meu mandato, bem como publicar assuntos pertinentes, relacionados à Universidade.




quarta-feira, 11 de junho de 2008

Militantes CRIMINOSOS atacam novamente!





Militantes de movimentos radicais promoveram invasões, bloqueios, depredações e atos de vandalismo em 13 estados brasileiros. Os alvos foram fazendas, sede de empresas, usinas hidrelétricas, ferrovias e um laboratório de pesquisas universitário.

Em Passo Fundo, interior do Rio Grande do Sul, integrantes do MST ocuparam a fábrica da Bungue que beneficia soja e produz óleo refinado. Houve confronto com a polícia. Oito pessoas ficaram feridas.

No Ceará, os sem terra acamparam na entrada do complexo portuário de Pecém, na região metropolitana de Fortaleza.

No município de Sobradinho, na Bahia, foi invadida a área de controla da Chesf, a principal hidrelétrica da região. Os militantes gritavam palavras de ordem contra as obras de transposição do rio São Francisco.

Em sua página na internet, o MST informa que as invasões foram para protestar contra as grandes empresas, especialmente as estrangeiras, que seriam beneficiadas pelo modelo do agronegócio e o que o movimento chama de política econômica neoliberal.

Os manifestantes também destruíram áreas de pesquisa. Arrancaram 30 mil mudas de cana-de-açúcar da estação experimental da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que fica no município de Carpina.

Essa ocupação foi uma coisa muito séria. Um trabalho de mais de 10 anos“, diz Andréa Chaves, pesquisadora da UFRPE.

Militantes da Via Campesina disseram que não concordam com o tipo de estudo feito no local. “Ali dentro tem experimento de cana de açúcar que nós recebemos denúncia de que a cana era geneticamente modificada, ou seja, canas transgênicas”, afirma José Plácido da Silva Junior, coordenador da Via Campesina – PE.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco tomou providências para reforçar a segurança na estação experimental de cana-de-açúcar. Uma empresa vai ser contratada para fazer o trabalho. A reitoria quer que os responsáveis pela destruição das pesquisas sejam identificados e punidos.


Fonte:
http://jg.globo.com/JGlobo/0,19125,VTJ0-2742-20080610-323526,00.html








Manifestantes invadem estacionamento de supermercado em Porto Alegre


O estacionamento do supermercado Nacional, do bairro Menino Deus, em Porto Alegre, foi invadido por volta das 10h30min desta quarta-feira. Grupo que participava de marcha contra o governo Yeda Crusius foi o responsável pela ação.

Os movimentos partiram em marcha do Ginásio Tesourinha em direção ao Palácio Piratini e ao passarem pela loja houve um protesto paralelo contra o preço abusivo dos alimentos. Os manifestantes derrubaram uma cerca no local.

A Brigada Militar interveio para retirar o grupo. Balas de borracha foram disparadas. O coronel Paulo Roberto Mendes, comandante-geral da BM em exercício, esteve no local, na esquina da Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto e a Rua Múcio Teixeira.

É uma situação complicada, uma baderna generalizada provocada por gente desocupada. A BM vai tomar atitude muito firme — disse.

De acordo com a polícia, doze pessoas foram detidas. O carro de som do grupo foi recolhido pela polícia. A manifestação é acompanhada pelo Batalhão de Operações Especiais (BOE).


Fonte:
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a1961067.htm