APRESENTAÇÃO

Este blog tem o objetivo de divulgar todas as ações desenvolvidas por mim como representante discente no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRGS - CEPE... Aqui, pretendo apresentar meus projetos e informar sobre as discussões em andamento no Conselho, garantindo a transparência do meu mandato, bem como publicar assuntos pertinentes, relacionados à Universidade.




quarta-feira, 4 de junho de 2008

Estudantes x DCE da UFRGS (Capítulo I)



A Menina Superpoderosa!


Na quinta-feira da semana passada, dia 29/05, fui almoçar no Restaurante Universitário (RU) do Campus Central da UFRGS. E, na saída deste, presenciei uma cena que me emocionou positivamente...


Havia uma mesinha, na entrada do RU, onde alguns militantes esquerdistas do DCE (que é controlado pelo PSOL) realizavam um "plebiscito contra a Reforma Universitária", no qual os próprios organizadores induziam os menos informados a votar.

Até aí tudo bem, porque todos na UFRGS já estão acostumados com essas bobagens promovidas pelo DCE. Tanto que a imensa maioria passa ao longe e nem dá bola.

Mas o que me surpreendeu foi que uma menina, que também saía do seu almoço, decidiu ir até lá questionar os militantes sobre o que eles estavam fazendo.

Então, um rapaz, que estava na organização do evento, disse que eles são contrários ao REUNI porque esta reforma significaria uma abertura da Universidade para a iniciativa privada.

Foi aí que a colega, que aliás era uma bela estudante (mas isso não vem ao caso), meteu o dedo indicador no nariz do esquerdista e respondeu que aquilo que eles estavam fazendo era uma "palhaçada", porque ela é aluna da Engenharia (não especificou qual) e que o investimento privado e a presença de empresas é exatamente o que as engenharias mais querem e mais precisam.

E o militante, nervoso, ficou parado, atônito, sem reação, pois não esperava encontrar alguém com a coragem e a determinação daquela garota. Claro, e também porque não sabia o que dizer, já que não tinha resposta alguma.



CONCLUSÃO:

Se, por um lado, a maioria das pessoas prefere ficar alienada a tudo o que acontece, permitindo que um pequeno grupo radical fale em nome de todos aquilo que ninguém concorda, há outras que não ficam acomodadas e reagem. Portanto, ainda HÁ ESPERANÇA.


Felizmente temos o Movimento Estudantil Liberdade - MEL como alternativa ao anacrônico DCE esquerdista.


E a mudança é só uma questão de tempo!