APRESENTAÇÃO

Este blog tem o objetivo de divulgar todas as ações desenvolvidas por mim como representante discente no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRGS - CEPE... Aqui, pretendo apresentar meus projetos e informar sobre as discussões em andamento no Conselho, garantindo a transparência do meu mandato, bem como publicar assuntos pertinentes, relacionados à Universidade.




quinta-feira, 29 de maio de 2008

O Capitalismo é a solução da pobreza

Assisti, no Jornal da Globo desta última quarta-feira, dia 28/05, a uma matéria sobre a terrível situação do Haiti, onde as tropas da ONU, lideradas pelo Brasil, procuram manter a ordem num país arrasado pela miséria.

No final, um oficial do Exército brasileiro disse que a população de lá está muito necessitada, principalmente de empregos.







Foi então que pensei...

Para se ter empregos, deve haver empresas. E para se ter empresas, deve haver comércio, segurança jurídica, investimentos, condições para empreender, enfim... é preciso de CAPITALISMO.

Aí lembrei daquele ditado que diz: "Só sabe o valor de algo quem sente a falta deste".
Então, logo lembrei também que TODOS lugares do mundo que adotaram experiências socialistas são hoje os que mais estão buscando desenvolver-se rumo à economia de mercado.

Por isso, quando vejo alguns "esquerdiotas" defenderem idéias que já foram superadas pela história, como se fossem a salvação para o nosso país, não poderia deixar de observar que as únicas nações que conseguiram alcançar um alto grau de desenvolvimento econômico e social para o seu povo foram exatamente aqueles que mais aprofundaram o Capitalismo.



Sugestão de vídeo:





Ou seja: a solução para o problema da pobreza, em todo o mundo, não está nas propostas populistas-socialistas, mas sim no aprofundamento da economia de mercado e do capitalismo.