APRESENTAÇÃO

Este blog tem o objetivo de divulgar todas as ações desenvolvidas por mim como representante discente no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRGS - CEPE... Aqui, pretendo apresentar meus projetos e informar sobre as discussões em andamento no Conselho, garantindo a transparência do meu mandato, bem como publicar assuntos pertinentes, relacionados à Universidade.




quinta-feira, 15 de maio de 2008

Dois litros de Inclusão Social, uma lata de Reflorestamento

Quem já viu, na TV, o mais novo comercial de uma conhecida marca de refrigerantes?


Uma mãe passeia com a sua filha pelos corredores de um supermercado, carregando um carrinho de compras, quando, de repente, fala:

- Filha, pega uma garrafa de "inclusão social"!

Depois, diz:

- E pega também uma de "reflorestamento"!

A menina vai até a prateleira, apanha duas garrafas daquela marca e as põe no carrinho.

E a propaganda segue, apresentando os investimentos do Instituto Coca-Cola em projetos sociais.


Foi-se a época em que a esquerda detinha o patrimônio da ética, da verdade, e a marca da preocupação social, enquanto a direita era tida como egoísta, defensora do lucro a qualquer preço e desinteressada pelos problemas da humanidade. Após a queda do Muro de Berlim, com o completo débâcle do socialismo, caiu também a falsa idéia de que o Estado paternalista deveria prover tudo e que as empresas privadas, ao inverso, não teriam nenhum interesse social. Pelo contrário: enquanto os países que implementaram experiências socialistas se mostraram incapazes de garantir as demandas prementes das suas populações, hoje vemos que os índices de liberdade econômica são proporcionais aos de desenvolvimento social em todo o mundo.

Aliás, ao mesmo tempo em que fica cada vez mais clara a incapacidade do Estado retornar ao povo, em benefícios, o que é pago por este último através dos impostos (devido aos custos de transação), a Responsabilidade Social ganha importância entre as empresas, dia após dia. Ou seja: depois que as ciências econômicas provaram que a "troca gera valor", já não é mais difícil para ninguém compreender que, enquanto o mercado produz (riquezas), o Estado apenas gasta.

Conclusão: O capitalismo transformou a solidariedade humana num produto de supermercado. Mas o que deixa a esquerda ainda mais desnorteada é que isso funciona, tanto que a Coca-Cola é a empresa com os maiores investimentos em projetos sociais no Brasil (mais do que a Petrobrás ou qualquer outro programa do governo).

Bom... dito isso, vou agora no McDonald's, porque eu estou faminto de vontade de ajudar uma criança de rua e com muita sede de preocupação com o desmatamento da Amazônia.

E se cada um fizer a sua parte, o mundo será bem melhor para todos nós.



ANDERSON GONÇALVES

Estudante de Ciências Contábeis da UFRGS

Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRGS - CEPE

Coordenador do Movimento Contra as Cotas na UFRGS

Integrante do Movimento Estudantil Liberdade - MEL